das ideias loucas que correm bem

ontem foi o meu último dia de aulas. quando estava a ir para a faculdade, pus-me a pensar em tudo isto: em ter mudado de curso. é só uma coisa mas é o suficiente para dizer tudo isto. se tivesse continuado no outro curso, teria ido para o último ano de licenciatura. "que tola, luísa, devias ter acabado! era só mais 1 ano!". mas não quis. e ainda bem que não. desde que decidi que ia mudar de curso, não voltei atrás com a ideia. pensei em cursos da mesma área em que estava (ciências) porque, no sentido normal da vida, era o que faria mais sentido. mas acabei a candidatar-me a um curso de artes. e entrei.

há quem me ache louca. há quem me ache heroína. eu acho que só fiz o que era correto. larguei o que me fazia mal e procurei um caminho alternativo. e com isto aprendi a maior lição deste ano: podemos calhar num caminho melhor ou num caminho pior mas, se não estamos bem, mudamos. fim. nestes dois últimos anos, sentia-me encurralada num quarto com as paredes altas, destapado e sempre com nuvens escuras e chuva lá dentro. o que perdia se tudo mudasse? nada. tive a sorte de calhar num caminho melhor. nunca senti o contrário e, a cada dia que passa, sinto que, neste caminho, estão a crescer cada vez mais flores e os pássaros a cantar cada vez melhor. e é incrível.

se ainda estivesse na outra faculdade, por esta altura estava a sentir-me derrotada pela vida, a pedir ao universo para que, por alguma razão, acabassem com o meu curso para não ter de ir mais. claro que não tem sido fácil. já chorei durante um teste que me correu mal estando eu super bem preparada, já mandei trabalhos que me demoraram imenso tempo a fazer para o lixo, já fiz trabalhos desde o início no dia da entrega porque achei que o que ia entregar não estava bom. há dias passados na faculdade em que chego a casa como se o meu cérebro tivesse passado o tempo todo a fazer twerk. mas tem tudo valido a pena: o curso, as pessoas à minha volta, a liberdade de um curso mais artístico, mas, especialmente, a felicidade e o sentimento de dever pessoal cumprido ao fim do dia.

7 comentários:

  1. É mesmo assim querida, senão te sentias realizada e feliz no curso em que estavas fizeste tu muito bem em mudar. O nosso lugar é onde nos sentimos bem. Nem sempre é fácil lidar com as nossas escolhas e vão haver sempre comentários por parte de quem não percebe, mas o importante é tu estares bem contigo.
    Espero que continue tudo a correr bem ou que corra ainda melhor, um beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Fui um dos "metenojo" que te devem ter enchido a cabeça de pancada, por deixares um curso a mais de meio. Mas se te sentes bem, dou a mão à palmatória. Não há nada mais importante do que a felicidade e se estás feliz, eu também estou. Além de que agora tanto me faz que licenciatura estás a tirar. A minha cadela já "partiu" e não vai precisar de consultas de borla... eheheh

    ResponderEliminar
  3. Há mudanças que são assustadoras, mas essenciais! Porque é que vamos estar a insistir num caminho que sentimos que não é o nosso? Isso só nos trará coisas negativas.

    r: Acho que devia ter pensado em algo semelhante, porque o meu gato também adorou a árvore de natal e pensa que é um brinquedo para ele :p

    ResponderEliminar
  4. No fim de contas o que importa é que sentirmo-nos bem com aquilo que estamos a fazer!! O que importa é que estejas feliz :)

    ResponderEliminar
  5. É precisa muita coragem para uma mudança dessas, mas sim, sem dúvida que o importante é fazer aquilo que nos move!

    ResponderEliminar
  6. parabéns pela tua decisão, muita gente não teria coragem de o fazer e eu acho que me incluo nesse grupo... é um medo que tenho mas concordo contigo, se não estamos satisfeitos, mais vale mudar. lá dizia o outro "se não estás bem, muda-te".
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.pt/

    ResponderEliminar