será que devo fazer disto um diário?

nos dias de folga da minha mãe, costumo ir passear com ela. apanhamos o autocarro e vamos ao terreiro do paço ou a belém ou a algés ou ao parque das nações. se eu fosse uma pessoa normal e não tivesse medo de andar nos outros transportes públicos, provavelmente iríamos a mais sítios mas nada feito enquanto não for a uma sessão de hipnotismo ou a algo com algum efeito idêntico que me tire o medo de ser levada de carro para o outro lado do oceano sem o meu consentimento, de estar fechada num cilindro em estágio para uma competição de velocidade de forma a bater o guiness de um falcão peregrino em descida no meio de um tornado em oklahoma e, pior ainda, quando este cilindro está debaixo de terra. não me lembro da primeira vez que eu e a minha mãe começámos nestes passeios (quase) semanais mas parece-me que, ultimamente, as coisas têm-se tornado muito mais interessantes. 

só de olhar em volta, o lado mais estatístico do meu cérebro concluiria que há mais turistas em lisboa que dantes e o lado mais patriota do meu cérebro confessa que gosta disso (se bem que o lado mais patriota do meu cérebro não gosta do preço das casas em lisboa e todos os quebra-cabeças que vêm com isso). a partilha de experiências e histórias com estrangeiros e o conhecimento da cultura dos outros países é interessante - e útil, se pensarmos que, se não fosse isto, não teríamos a deusa na terra que é a pizza, não teríamos mc donalds (ontem fui ao mc donalds e o mc veggie estava esgotado - o que é bom porque quer dizer que as pessoas estão a aderir, mas é mau porque, assim, é como se o mc donalds não existisse para mim naquele momento), não teríamos empanadas, croissants, crepes...

normalmente, as pessoas sabem logo que sou portuguesa e, por isso, às vezes vêm pedir-me indicações e fazer perguntas - o que, para todos os lados do meu cérebro, é estupidamente interessante. também gosto de ver turistas impressionados com a cidade - que acontece sempre! um dia destes, fui à igreja de são domingos e, quando estava a sair, estava um turista a entrar que olhou em volta surpreendido e exclamou "uau!". mas o verdadeiro acontecimento ocorreu ontem: combinei com a minha mãe irmos ao terreiro do paço mas acabámos em belém. a certa altura, decidimos pedir a um turista para nos tirar uma fotografia em frente à torre de belém para mandarmos ao meu pai que está a trabalhar quase em saturno. senhoras e senhores: o turista, simpático, não tirou uma fotografia a nós mas sim a ele, uma selfie. morri a rir quando vi - especialmente porque ele está com a cara mais engraçada de sempre. isto deve ter acontecido porque estava demasiado sol e não dava para ver no ecrã que a câmara estava frontal. ou então são os aliens a darem-nos sinais. conclusões: agora fiquei com uma recordação e estou a pensar, daqui a uns anos, vender a fotografia num leilão para ver se ele aparece outra vez.

5 comentários:

  1. É mesmo giro observar a reação dos turistas a ver o que temos por cá. A maior parte fica genuinamente encantada e atribuiu um valor aconchegante às coisas :)
    Ri-me muito com esse episódio da selfie, já ganhou ahahah

    r: Muito obrigada *-*

    ResponderEliminar
  2. Há quase um ano tínhamos vindo do norte e eu, mais a minha "saloia", andámos quase uma semana a ver Lisboa. Também achei a cidade mudada. Dantes até metia medo entrar em Alfama ou na Mouraria, com medo de sermos assaltados. Agora é na boa. Com tantos turistas só um ladrão estúpido é que vem assaltar um casal "tuga". Quanto ao preço das casas, estou-me a c@g@r. Não moro, nem penso ir morar para Lisboa. eheheh

    ResponderEliminar
  3. Esses passeios devem ser bem giros e interessantes, ainda por cima com a tua mãe :)
    Não vejo a hora de conhecer Lisboa, pois, infelizmente, nunca tive oportunidade de lá ir e quero mesmo muito ver se é tão bonita como dizem, as diferenças para com outras cidades, tanta coisa :p
    Esse episódio com o turista fez-me rir muito ahah, imagino a tua cara quando viste :p

    ResponderEliminar
  4. Ahaha, a história do turista, que engraçado! Tens aí uma recordação bem top!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  5. Guarda bem essa selfie, vai na volta e é um criminoso procurado e vais resolver o maior crime da história :p fora de brincadeiras, aproveita bem os passeios, sabe sempre bem!

    ResponderEliminar