alguém que salve isto: o mundo está mesmo ao contrário

no dia da tomada de posse do marcelo rebelo de sousa, fui com umas amigas almoçar e passear a belém. entretanto, passamos pelo palácio de belém e acabamos por lá ficar à porta, no meio de outras pessoas e dos jornalistas, que esperavam o presidente da república. por alguma razão, surgiu-me a ideia de fazer uma reportagem como os jornalistas. peguei num ramo com uma folha de árvore a fazer de microfone e auscultador, no telemóvel a fazer de câmara e numa amiga minha a filmar tudo. morro a rir sempre que vou rever aquele vídeo - até aparece o marcelo rebelo de sousa a olhar para nós e a rir-se. este verão estive com o presidente da república, tiramos uma fotografia e tudo mas, como estava um monte de gente à volta, não lhe consegui mostrar o vídeo. mas voltando ao assunto que quero falar: as minhas amigas mostraram o vídeo aos pais delas e uma delas disse "a minha mãe disse que és super criativa". fiquei a pensar naquilo - eu só estava a fazer uma parvoíce qualquer que me deu para fazer no momento. 

e este tipo de coisas tem-se tornado cada vez mais presente - o que é bom mas extraordinariamente estranho para mim. tenho ganho muito mais coragem para enviar pequenos excertos de músicas e histórias que invento para peças de teatro ou curtas-metragens aos meus amigos e costumam-me perguntar de onde consigo tirar as ideias - porque, na sua maioria, são coisas que invento e que não se passam comigo. no outro dia, estive a mexer na música que fiz, que já tem videoclip, que já está (supostamente) pronta para lançar e que já falei 1485793 vezes. estive à procura do toque que sentia que faltava à música. os meus amigos estão sempre a dizer para meter a música no youtube, para não me preocupar tanto com pormenorzinhos mas eu sei que ia acabar por me arrepender e ficar sempre a pensar no toque que faltava. na semana passada, na aula de música, mostrei ao meu professor a minha ideia e ele gostou. quando estava a ir-me embora, estávamos a falar de outra coisa qualquer e ele disse:

- tu tens uma pancada... mas é normal, és artista!

aquele és artista foi como se me tivessem espetado mil espadas cheias de flores no coração. inventar histórias, escrever romances e aventuras, fazer músicas - sempre foi tudo tão natural que nunca pensei que pudesse ser levado mais a sério. pensei que também toda a gente escrevesse livros, peças de teatro e andasse com mais ideias no cérebro do que neurónios. e, de repente, afinal sou considerada artista. o curso que estou na faculdade também é de artes, o que acaba por complicar ainda mais as coisas no meu cérebro e estou a começar a pensar "serei mesmo artista?". óbvio que sempre quis que as pessoas gostassem dos meus textos e das minhas músicas. mas nunca sequer pensei em ser considerada criativa ou, ainda mais estranho, artista - é algo que parece tão inatingível, que só aquelas pessoas com o cabelo de uma cor que só os crocodilos veêm e com roupas em 9379ª mão, passadas pelo sobrinho do tio da madrasta do tetravô do cunhado, super extravagantes, podiam ser. mas afinal eu, a pessoa aparentemente mais normal do mundo (vista em 2d, exteriormente), posso também ser considerada artista? pensei que mais facilmente fosse considerada astronauta, mesmo sem o ser.

6 comentários:

  1. Isso é ótimo! E espero que te dê ainda mais força para continuares e para não teres receio de mostrar a tua arte ao mundo :)
    Senhora artista, faça o obsequio de lançar a música, que uma pessoa quer ouvir :p
    r: Obrigada *.*

    Não sei se consigo ahahah

    ResponderEliminar
  2. Fico mesmo a bater mal com isto tudo, principalmente porque no inicio do mes tenho que ir a Lisboa apresentar o que tenho, e o que tenho feito até agora é praticamente nada XD mas já estou a melhorar, sa sexta já me resolvi ir trabalhar para a biblioteca e resultou, por isso vou ver se continuo ;)

    x) percebo-te em relação ao 'artista', sempre me considerei um ser do mundo das artes, mas chamar-me artista é sempre um passo (a nosso ver) muito grande ahah, eu adorei ouvir-te cantar e espero mesmo que mostres mais coisas tuas ao mundo!

    Beijoca querida,
    santiago | facebook | instagram

    ResponderEliminar
  3. O que eu me ri ao ler sobre a tua reportagem ao marcelo xD
    Eu compreendo quando dizes que falta um toque e não publicas porque ias ficar a pensar nosso, não é que eu componha música nem nada parecido mas se há algo que sinto que falta nalguma coisa que faço então fico presa a isso.
    Acredita que tens muito talento para escrever, porque gosto sempre bastante de ler o que aqui escreves, e que se tantas pessoas to dizem não é mentira.
    Por isso sem dúvida nenhuma que és uma artista :)

    ResponderEliminar
  4. Isto só demonstra que tens de confiar e acreditar mais em ti, porque os outros já confiam e acredtam, quando confiares em ti a sério vais ver que tudo se torna ainda mais giro e fácil. Confia querida <3

    ResponderEliminar
  5. Que isso tenha servido para dares asas a esse teu espírito. :)

    ResponderEliminar