ai ofélia, não fiques com ciúmes

eu, luísa, aqui me confesso: tenho uma (mini) obsessão por fernando pessoa. não sei porquê, não sei desde quando, não sei de onde apareceu. mas está cá. no ano passado, pedi ao meu irmão para oferecer-me o livro do desassossego no meu aniversário. ele ofereceu-mo mas eu não o quis começar logo a ler porque andava com muitos trabalhos e testes e precisava de lê-lo na altura certa. entretanto, quando comecei a leitura, lia-o em todo o lado e em todas as alturas - até as que não estavam certas. as infinitas horas da aula de genética passaram a parecer menores porque as passava a ler o livro em vez de estar a ouvir a voz arrogante e o tom monótono do professor. quando não estava a ler o livro, estava a ler a biografia do fernando pessoa - até que descobri que o funeral do excelentíssimo foi no mesmo dia que o meu aniversário e quase que o meu funeral era no próprio dia.

a (mini) obsessão chegou a proporções tais que havia vezes em que estava a encher uma garrafa de água ou a fazer a cama ou a estudar e apetecia-me chorar por saber que nunca vou ter a oportunidade de falar com ele. foi aí que decidi que queria um livro de poemas do fernando pessoa. não do álvaro de campos, do alberto caeiro, do ricardo reis, nem do alexander search. queria ler fernando pessoa. apenas ele e sua alma. combinei comigo própria que ia tentar encontrar o livro na feira do livro de lisboa. e assim foi.

desci o parque eduardo vii sempre com atenção em todas as bancadas por que passava enquanto cantava músicas da ariana grande de mão dada com o meu primo. não o encontrei. subi a outra rua do parque e pensava que ainda não era desta que o tinha. quando íamos a meio, vi uma banca cheia de imagens do fernando pessoa. deixei a música que estava a cantar a meio e o meu coração começou a tremer. à minha frente, vi um livro chamado poesia do eu. era exatamente isto que eu queria.

6 comentários:

  1. Boas (horas) de leitura. :)

    ResponderEliminar
  2. Tudo a seu tempo! Também tenho um fascínio por Fernando Pessoa e acho que gostarias de ler "O ano da morte de Ricardo Reis" de José Saramago. Eu, que não gosto muito de Saramago, li super bem o livro e até parecia estar a ler algo do Pessoa.

    ResponderEliminar
  3. acho que ler os autores que nos propõe fora do contexto académico, têm outro encanto.
    agora que andei/ando a estudar para o exame de português e tive que rever tudo o que já tinha dado, senti outro carinho pelo fernando pessoa e pelos heterónimos dele. na altura gostei mesmo mas desta vez tem outro sabor e ainda me identifiquei mais. não sei. mas entendo perfeitamente esta tua obsessão.

    ResponderEliminar
  4. Também tenho um fascínio por Fernando Pessoa! Acho que ele era um génio e muito à frente do seu tempo! Adorei aprendê-lo na escola e, nos tempos livres, já tive oportunidade de ler outros poemas dele, mas nunca li essa obra. Tenho que ler :).
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  5. Nem me fales de Fernando Pessoa amiga!
    Porque vai ser para eu não me calar ♡

    ResponderEliminar
  6. Aiii, como eu te entendo! Mas devo assumir que o meu amor reside no "Tabacaria" <3

    ResponderEliminar