preciso de viver mais de 100 anos

há vezes em que digo à minha mãe que vou fazer um bom jantar para mim (porque os meus pais - infelizmente! - comem carne e eu não e, na maioria das vezes, comemos coisas diferentes!) e, em algumas dessas vezes (poucas, ok?), o jantar não sai muito bem mas acabo por comer tudo porque tem de ser. é assim que me sinto em relação a ter entrado no curso.

nunca senti que era mesmo o que tinha de fazer - quando decidi que ia mudar de curso, quando me candidatei, quando fui aceite. também não sentia que devia continuar no mesmo curso porque já não aguentava estar ali e, provavelmente, levaria mais dez anos a acabá-lo. na verdade, a única coisa que eu sinto que tenho mesmo de fazer é música - é o que eu acho que realmente vale todo o trabalho e tempo, é o que sempre me vi a fazer, é o que mais me preenche a alma e que faz rebentar o peito de tanta paixão. e é o que me sufoca quando fica por fazer. e é sufocada que me sinto agora.

em condições normais, devia ter acabado este ano a licenciatura. mas desisti porque não conseguia mesmo estar mais tempo no curso em que estava. e agora vou voltar para o 1º ano. parece que estou numa corrida contra o tempo e há sempre um vento mais forte que me leva para trás. claro que podia parar um ano para dar tudo na música - e era o meu plano inicialmente! - mas os meus pais fazem logo cara feia e eu tenho medo de acabar por ter de voltar à faculdade e, assim, atrasar mais um ano.  por enquanto, vou entrar na faculdade e arranjar um trabalho ao mesmo tempo enquanto continuo a fazer música. quem sabe se, no fim deste 1º ano, decido mesmo parar para ir só para a música.

9 comentários:

  1. Bom, espero que esse novo curso não tenha nada a ver com horticultura, tipo "engenharia agrónoma", ou algo parecido. Porque se começas a ter pena das plantinhas, não sei como te vais alimentar. eheheh
    Não sei como é que vais conseguir tocar tantos instrumentos ao mesmo tempo (faculdade, música e trabalho), mas se é isso que te faz feliz, vai em frente. Às vezes ajuda não ter muito tempo livre para pensar nas coisas más da vida.

    ResponderEliminar
  2. Ando para te perguntar isto há tempos, mas no fim do comentário esqueço-me.
    Quanto é que ganhas por me espetares com um anúncio nas trombas, cada vez que aqui venho? eheheheh

    ResponderEliminar
  3. Se não estavas realmente no que querias acho que fizeste muito bem em mudar. No entanto, espero que desta vez corra bem, que gostes do curso e te divirtas. Mas se não gostares, não te obrigues a continuar, dedica-te ao que realmente queres e gostas. Boa sorte na nova etapa. Beijinho :)

    ResponderEliminar
  4. É importante fazeres algo em que te sintas realizada. Percebo perfeitamente o teu lado e acredito que os teus pais também compreenderão se sentirem que, de facto, o teu lugar é outro.

    r: É mesmo muito raro isso acontecer-me com uma série, por acaso :p

    ResponderEliminar
  5. Com o tempo as tuas dúvidas vão encontrar resposta... boa sorte no novo curso :)

    ResponderEliminar
  6. Espero que corra tudo bem, vai correr, tu consegues!

    ResponderEliminar
  7. sabes porque escolhi teatro? porque no momento em que a minha mãe me disse que dava para eu ir, eu disse logo que não ia para um curso para dizer que o tenho. para escolher um curso, tinha que ser algo que me fizesse feliz e, de tudo o que tinha à disposição, e tendo em conta as condições que música me exigia, teatro era sem dúvida "O curso", especialmente por ser também uma das minhas paixões. e agora que estou tão perto tenho medo, tenho dúvidas, mesmo sabendo que vou dar tudo de mim. vou ser suficiente?
    No fim o que importa é arriscar pelo que amas. e eu estive os últimos anos e sinto-me no meu trabalho, morta. um robô. não porque é mau mas porque não me traz alegria, não me faz sentir viva. e mesmo agora, este curso, não sei se é a escolha certa.
    por isso agora, experimenta. tu já estás a viver algo que amas, mesmo que não estejas a dar tudo e focar-te completamente nisso. mas também não acho que te devas levar só pelo que os teus pais acham... podes sempre trabalhar ao mesmo tempo que te focas na música. não ficas parada... estuda as possibilidades e agarra-te àquela que te fizer feliz sem perder os pés do chão. e não te esqueças de dar espaço ao teu coração para decidir. vivemos num mundo que é demasiado prático, demasiado voltado para "o que dá dinheiro e emprego" e não o que faz feliz. É verdade, há muitos que se lançam e caem. mas só sabes depois de tentares. não tenhas medo de abrir as asas!

    ResponderEliminar
  8. Desejo que tudo te corra bem!
    R.: Muito obrigada, Luísa! Um beijinho*

    ResponderEliminar