acho que o meu instrutor até já ganhou mais uns 87 cabelos brancos desde que me atura

por uma questão de superstição, quase ninguém sabe que estou a tirar a carta de condução, só os meus pais e o meu irmão. ando sempre de transportes públicos e não me importo muito mas há vezes em que quero ir a certos sítios e não posso porque não há transportes para lá ou quero ir a algum lado e não posso vir tarde porque a certas horas já não há autocarros e por aí adiante. inscrevi-me no fim de agosto e comecei a ir às aulas de código em setembro mas entretanto parei durante as aulas da faculdade porque era muita coisa acumulada. agora, como estou de férias desde janeiro, aproveitei para começar as aulas de condução obrigatórias para ir a exame de código.

na 1ª aula usei logo pedais, volante, mudanças e tudo e, apesar de estar com medo, adorei conduzir. aliás, ainda adoro conduzir mas a verdade é que cada vez mais chego a casa e apetece-me chorar e desistir. como não quero contar a ninguém que estou a tirar a carta de condução, tenho procurado vídeos no youtube ou blogs em que falem da sua experiência neste caso e raramente encontro. há bocado cheguei da minha 9ª aula de condução e, mais uma vez, estou com uma vontade gigante de chorar. sinto que ainda faço demasiadas asneiras para quem já está na 9ª aula: não vi que uma pessoa estava para passar na passadeira e o meu instrutor parou o carro de repente; um carro ia a sair de marcha-atrás do estacionamento, eu parei de repente porque íamos batendo e o instrutor ralhou comigo porque assim é que batíamos mesmo; o meu instrutor estava a dizer que eu tinha de meter os piscas mas eu pensava que ele estava a falar da situação em que estávamos atrás porque me tinha esquecido de meter os piscas e ele continuou a dizer e só depois é que percebi que era mesmo para pôr naquele momento e eu disse "estava a pôr" e, como é óbvio, eu não tinha percebido que era para pôr, muito menos tinha metido os piscas, mas com os nervos, que palerma, disse que já estava a pôr e ele reparou bem que não; um homem doido qualquer estava a andar na estrada junto ao passeio e, quando eu estava a passar, fingiu que se ia atirar para a frente do carro e começou-se a rir e eu nem consegui dizer nada com os nervos com que fiquei para juntar aos outros que já tinha. são pequenas parvoíces que acontecem e que se vão acumulando de aula para aula e que me deixam cada vez mais nervosa.

eu gosto de conduzir, não tenho medo mas o meu cérebro pára quando tenho de fazer muitas coisas ao mesmo tempo ou quando há alguma coisa que eu não estou à espera. e, às vezes, estou tão concentrada em ir direita na estrada ou com a cabeça em todo o lado (provavelmente a pensar na porcaria que fiz há 10 segundos atrás) que não vejo certos sinais ou as pessoas a esperarem para passar na passadeira. há tanta coisa a acontecer ao mesmo tempo e parece que não consigo lidar com tudo, que não tenho jeito e que só vou conseguir depois de andar a repetir exames atrás de exames.

no outro dia, tive aula com outro instrutor. foi a primeira vez que o carro foi abaixo. aliás, durante a aula, o carro foi 4 vezes abaixo. eu não sabia que os carros iam abaixo tão facilmente porque nunca tinha ido. o meu instrutor atual controla muito os pedais e às vezes parece que não me deixa cometer erros que, no meu ponto de vista, vão acabar por me ajudar. gostei da aula com o outro instrutor porque ele deixou-me errar à vontade e mostrou-me onde estava o erro e percebi melhor como funcionam as mudanças. o meu instrutor é bom mas eu sinto que estou sempre nervosa, sempre a pensar que vem um erro a seguir, que vou levar nas orelhas e que ele faz as coisas por mim e acabo por perder toda a pouca motivação que tenho. para além de que parece que já não tem paciência para os erros que faço estando já na 9ª aula. eu já chego a ter vergonha de ir para as aulas porque acho que ele odeia ter aulas comigo.

12 comentários:

  1. Identifico-me com muitas coisas que escreveste aqui. Quando estava tirar a minha carta também sentia isso, às vezes parecia que me parava o cérebro! Quando à situação com o teu instrutor, é uma questão de ires falar na tua escola e pedires para trocar. Estás a pagar um serviço e se te sentes melhor em mudar acho que devias fazê-lo. Também penso que poderias dizer como te sentes ao teu instrutor, ele pode não ter essa percepção e uma conversa pode abrir-lhe os olhos.

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião 9 aulas não é assim tanto, é normal errares, eu errei até no exame de condução. Permite-te errar querida, não nascemos ensinados e aos poucos vamos aprendendo com os erros. Não te desmotives, é normal. Vai correr bem, força :)

    R: Por acaso nunca provei, vou provar da próxima vez :p

    ResponderEliminar
  3. O teu instrutor está ali para te ensinar e ele tem de ter paciência até porque lida com muita mais gente. Certamente n odeia ter aulas contigo.
    Mantém a calma. Errar e deixar o carro morrer é normal.

    Beijinho e não desanimes!
    doce-branca.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Eu sei que é mais fácil falar, mas não podes pensar assim. Acredita em ti <3

    r: Sendo assim, vou ter que te fazer um resumo do texto, porque ainda é grandito para colares na testa :o ahahah
    Muito obrigada, minha querida*

    ResponderEliminar
  5. não costumo comentar, mas uma vez que tirei a carta nem há um mês, este ainda é um tema muito recente para mim.
    também descobri que adoro conduzir, mas estava sempre tão nervosa e com tanto medo que até me esquecia que gostava tanto! nove aulas não é nada, não estás assim tão avançada, tem calma. são muitas coisas para controlar ao mesmo tempo: as mudanças, os pedais, os piscas, peões inesperados (as crianças e os animais são o pior), as curvas, os outros maus condutores e aqueles que vão cheios de pressa e que se esquecem que um dia eles também já estiveram no teu lugar, é normal que ainda cometas tantos erros.
    quanto ao teu instrutor, pensa que ele tem de passar o dia sentado e fechado naquele banquinho e a ver-vos fazer coisas que ele sabe fazer tão bem, sempre a fazer os mesmos caminhos e se calhar já o faz há muitos anos mesmo (o meu instrutor já o é há 30 anos, vê lá!), e por isso é normal que ele te pareça que às vezes está um bocado aborrecido ou farto, porque se calhar até está mesmo, mas a culpa nem precisa de ser tua, se calhar o aluno anterior é que foi um chato do pior! mas mesmo que seja tua, paciência, tu estás a aprender e ele só tem de saber lidar com isso!
    relativamente aos teus erros, o pior que podes fazer é "sim, eu já ia pôr os piscas", como disseste aqui. o meu instrutor confessou-me que odiava que os alunos fizessem isso, simplesmente diz a verdade e assume que sabes que fizeste um erro, ou se não sabes diz que não sabias, ponto. Se fores verdadeira, ele vai perceber que tens noção do que fazes e só tem que te treinar para seres mais atenta e mais rápida; se não fores, ele só vai ficar mais aborrecido e não vai perceber se não sabes mesmo quando deves pôr os piscas (ou fazer outra coisa qualquer), ou se simplesmente estavas distraída. além disso, uma dica muito valiosa que me deram (apesar de ser óbvia), é não ficares a matutar nos erros. por exemplo, o homem que se atravessou à tua frente. aposto que foste o caminho todo a pensar que devias ter reparado nele mais cedo e a olhar só para os passeios e enquanto o fazias nem reparavas nos sinais da estrada ou nos semáforos. o que acontece é que se ficares a pensar muito num erro em específico, nem te consegues concentrar na estrada. uma amiga minha usava a expressão de passar a borracha por cima. claro que não te deves esquecer, mas simplesmente não fiques a pensar nisso no momento, guarda para o final para comentares com o teu instrutor o que podias ter feito de melhor ou para reflectires no caminho para casa.

    desculpa o testamento e boa sorte para isso!

    ResponderEliminar
  6. porque não mudas de instrutor? eu mudei. tinha um que todas as aulas fazia o mesmo percurso e as mesmas coisas, uma vez tive aula com outro pq ele faltou e foi muito melhor. fui à secretária e pedi para mudar de instrutor, é facil e de certeza que não vai levar a mal! x

    Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  7. Tirei a carta o ano passado. Não gosto nem nunca gostei de conduzir mas precisava mesmo e não tive outro remédio. Um ano depois, continuo a não gostar de estacionar em paralelo, às vezes ainda deixo o carro ir a baixo... Mas,acho que é normal e faz parte. Não podes desistir, compreendo que é difícil e que as vezes a vontade de desistir é maior mas no final compensa esse esforço todo.. Quanto ao instrutor, também não tive muita sorte. Passava as aulas a jogar telemóvel/tablet e sempre que eu fazia uma asneira ele fartava-se de resmungar comigo, as aulas eram uma tortura.. Mas foi só uma fase. Acho que só aprendemos verdadeiramente a conduzir depois de ter a carta. Não te preocupe, isso é tudo normal e faz parte. Espero ter ajudado! Vai correr bem vais ver, força! beijinho

    ResponderEliminar
  8. Sei perfeitamente o que estás a passar e tenho uma história muito curiosa por causa da carta que nunca tive coragem de contá-la no blog, talvez um dia. Caso queiras entra em contacto comigo, estás completamente à vontade! Muita sorte!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  9. Tens de relaxar e não te preocupar tanto com os erros que cometes porque são erros muito comuns quando estamos a começar. Acredito que já quase toda a gente passou por isso. Eu também era um pouco stressada nas aulas e achava que era "impossível" concentrar-me em todos os pormenores nos quais temos mesmo de estar concentrados mas, a verdade é que isso vai acabar por acontecer quase instantaneamente. Vais ver que, aos poucos, vais melhorar ;) boa sorte!

    ResponderEliminar
  10. Quando tirei a carta andei a adiar imenso as aulas de condução. Quando comecei a conduzir tive um instrutor horrível e só quando mudei de instrutor é que comecei a gostar de conduzir. Erros vamos sempre cometer por isso não te prendas muito nisso. É preciso termos atenção na estrada, é verdade, mas vai acabar por ser algo automático. Vais acabar por superar todos esses medos. Força!

    ResponderEliminar
  11. R: Não consigo relaxar, sinto-me demasiado preocupada, não sei se pela responsabilidade... não consigo explicar :P

    ResponderEliminar
  12. Adorava poder confortar-te com conselhos mas ainda não estou a tirar a carta. Posso apenas desejar que a situação melhore porque isso de ires logo para as aulas nervosa deve ser horrível!!

    ResponderEliminar